Montreal Screwjob
Apetece-me falar sobre o episódio mais polémico da história dos sports entertainment. Vamos primeiro ver o que realmente aconteceu naquela fatidica noite de 9 de Novembro de 1997. Era o dia do ppv Survivor Series, Bret Hart defendia o WWF title contra o Shawn Michaels, em Quebec.. Publico todo do lado de Bret Hart.
Num lance anterior, o arbitro Earl Hebner ficou inconsciente.. Supostamente ele ficaria fora durante algum tempo. A verdade é que ele levantou-se quase logo de seguida.. Nessa altura, HBK executa o Sharpshooter(finishing move de Bret Hart) no hitman.. Sem que realmente tenha desistido, Hebner, já de pé, diz ring the bell, dando a vitória da Shawn Michaels por submission.
Como se vê, McMahon está em ringside e Bret Hart cospe na direcção do chairman.. a reter também a "surpresa" de hbk. Terá sido storyline? Ou ele não estava realmente à espera do que aconteceu?
Bem, vamos então voltar atrás uns quantos meses.. O contrato de Bret Hart estava quase a expirar, e como qualquer superstar, propostas de todo o lado choveram, surgindo uma proposta milionária por parte da WCW. Deixa-me já informar que na altura, a WCW estava a crescer a um ritmo alucinante, tendo na altura nomes gigantes como Hulk Hogan, Kevin Nash, Scott Hall..
Mr.McMahon sentiu então uma grande necessidade: Fazer uma contra-proposta. E é ai então que surge um contrato milionário para o Hitman com duração de 20 anos e com a garantia em como Bret seria o babyface da companhia durante essa duração. Bret acabou por assinar pela WWF. O problema está mesmo a chegar.
A wwf começou então a sentir grande pressão para suster o salário de bret que atingia valores astronómicos e Vince começou com conversações com o bret para fazer reduções no contrato. Bret Hart recusa essas propostas de cortar o salário.. A WWF por esta altura, está perto da falência e necessita urgentemente de cortar despesas. É por essa altura que Vince pede a Bret para entrar em contacto com Eric Bischoff para tentar renegociar para a sua ida para a WCW. Bret cedeu, entra em conversações com bischoff e acaba por entrar em acordo com a wcw. Ficou então estabelecido um pré-acordo com Bret hart em como ele tinha 2 meses para resolver problemas pendentes na wwf. E eis que começa a grande guerra McMahon/Hart.
Bret Hart era na altura WWF Champion. E o impensável para a companhia era ver o seu campeão na federação rival.. E mais, no contrato de Bret, havia uma clausula em como, durante 30 dias após o pré-aviso de rescisão de contrato, Bret tinha controlo criativo sobre os seus combates. Portanto, nenhuma decisão de booking acerca da gimmick e storyline do hitman era aceite caso ele não quissese.
Mas a verdade é que Bret apenas fez um pedido à wwf: Não perder o titulo em Montreal, no Survivor Series. A verdade é que ele teria que perder o titulo até a sua ida para a WCW.. Segundo o wikipédia:
" Bret deu várias hipóteses a McMahon: Bret nem necessitava de vencer Michaels, poderia ser uma desqualificação “Shmozz” (acontece quando ambos os lutadores são desqualificados); Perderia no dia seguinte na RAW, contra qualquer adversário; poderia simplesmente despedir-se e entregar o título no dia seguinte; ficaria a trabalhar mais 3 meses de GRAÇA, para esperar o regresso do lesionado Stone Cold, de modo a que McMahon criasse um combate entre ambos, que Austin venceria. Tudo o que McMahon quisesse…desde que não fosse no Canadá. Era a única condição de Hart, pq desta forma mantinha-se fiel aos adeptos da sua terra Natal. McMahon aparentemente aceitou. "
Havia então esse "acordo" entre ambas as partes. Ahh, falta contar a outra parte da história. Toda a gente sabe bem a relação "azeda" entre Bret e Shawn Michaels. Mas a WWF simplesmente não dispunha de outro number one contender pelo titulo do hitman.. Bret recusava jobbar para o HBK.. e o mcmahon tinha ali um grande bico d'obra. Chegou-se a falar de SCSA, mas esse estava lesionado devido ao combate com o irmão de bret, Owen. Portanto, não havia outra chance senão Bret lutar contra Hbk. Teriamos então no Survivor Series, Bret Hart vs Shawn Michaels pelo WWF Title. Bret concordou, embora fosse inevitável não perder perante o seu publico em Montreal(Canadá). Não esquecer que Bret tinha controlo nos seus combates.. Ambas as partes acabaram por concordar que bret perdesse o titulo nos estados unidos.. Falou-se até na entrega do titulo, sem sequer perder em combate..
E eis que começa o jogo mental por parte de mr.Mcmahon. Com medo e à medida que o ppv chegava, mcmahon começa a pressionar o hitman para perder o titulo em Montreal. Seria impensável ver o campeão na wcw, logo numa altura tão critica em que a rival ganhava cada vez mais pontos. Bret nega e relembra a vince que nada faria para prejudicar a companhia que o susteu durante mais de 14 anos. McMahon e Bret começam uma guerra de conflitos.
No dia do ppv, ficou acordado que o combate acabaria com double DQ.. O próprio árbitro Earl Hebner afirmou isso ao campeão. O que Bret não soube foi que McMahon reuniu-se com Michaels e Hebner poucas horas antes do combate e que acabou por ficar acordado em que Michaels ganhava e que todos iriam dizer a Bret que o combate acabava com double DQ. Tudo certo para lixar o champ.
Tudo pronto. Combate começa. Durante o combate, é bastante perceptivel a tentativa de DQ por ambos os lutadores. Porém, McMahon, já em ringside, nunca deixou isso acontecer. E o fatidico momento acontece. Earl Hebner manda tocar a campainha, sem que Bret tenha de facto desistido. Um pormenor interessante e fundamental na história: Mal tinha hebner mandado soar a campainha, já a campainha se ouvia. Conclusão: Foi vince quem mandou soar a campainha. Este é o momento em que Vince screwed Bret. Tal como estipulado, Hebner sai a correr para o locker room mas HBK fica estupefacto nas cordas, a perguntar que raio se tinha passado ali. HHH(D-X member com HBK) e Brisco(acessor de McMahon) acabam por convencer shawn a sair do ringue e recolher aos balneários. Bret, num acto de fúria, cospe na direcção de Vince. McMahon acaba por trancar-se no seu escritório.. bret despede-se, na companhia dos hart foundation, do publico com a sigla WCW, ja depois de destruir muito material da WWF.
E agora começa a algazarra. A ideia era que Michaels entrasse numa limo e bazasse dali pra fora. Michaels quis ir aos balneários falar com Hart.. A mulher deste, por sua vez, acusa HBK e HHH por saberem da conspiração contra o marido. HHH jura que não sabia de nada(saberia também? supostamente só Michaels e Hebner sabiam)..
Bret Hart tenta invadir o escritório de Vince. Impedido por Owen e Bulldog, volta aos balneários e encontra-se com Michaels. Este garante-lhe que não sabia de nada..
Depois de Michaels sair dos balneários, McMahon saí do escritório e dirige-se aos balneários para falar com Bret. Com Vince vem uma elite de bestas: Shane McMahon (filho e acessor), Sg.Slaughter (ex-lutador, agora oficial da empresa) Jack Brisco (ex-lutador e director da empresa) e Pat Patterson (director responsável pelas relações dos lutadores com a direcção). Portanto, Bret não teria hipótese de agredir o chairman.. Vince afirma que quem lixou foi Bret a ele próprio.. Bret diz que não o quer ver e quando vai a sair, disfere um soco e atinge McMahon.. Shane tenta atingir o hitman, mas Bulldog não deixa e também acerta em Shane.
Assim acabou uma história de 14 anos, de uma forma quase trágica. O que realmente aconteceu naquela noite nunca saberemos ao certo.. Michaels sabia ou não da jogada? Bret levaria ou não o titulo para a WCW? As peças vão se reunindo e quem sabe um dia, saber-se-á tudo. Ou talvez não.
Agora é altura de eu dar a minha opinião. Isto é um caso muito, muito complicado. Temos a questão da carreira, honra, credibilidade de Hart perante o publico do seu país. Do outro lado temos o topo da companhia de Vince McMahon. A verdade é que Vince foi "obrigado" a fazer o que fez.. Houve necessidade de retirar o titulo. Penso que é notório que Bret Hart deixou que isto o afectasse demasiado, até que ainda hoje Bret sente represálias do que aconteceu naquela noite.. já era altura de passares sobre isso. E não nos vamos esquecer o facto de Bret estar com um contrato astronómico, comparado com as outras superstars. Houve algum egoismo por parte de Bret? Acredito plenamente. Tanto é que se ele adorava tanto a companhia onde trabalhava há mais de 14 anos, ele teria aceitado descer o salário. Vince também tem grande culpa nesse aspecto.. Para não perder o grande astro, oferece contrato soberbo, mesmo à acto de desespero... Quanto à acção de Shawn na história, ainda está para se saber se realmente sabia da história ou não. O que é falado nos shows é treta, não passa tudo de storylines.. Eu pessoalmente não culpo o HBK, o facto de ter uma relação instável com bret nada tem a haver com a história. Portanto, chego à conclusão que isto poderia ter corrido sem toda esta polémica, mas a verdade é que tornou-se um episódio mitico que ainda hoje é bastante discutido. A WWF ganhou com isso.. e muito.
Vejam o "Wrestling with Shadows".. é um documentário que Bret estava a gravar na altura e tem algum exclusive footage do backstage nessa noite(estou-me a lembrar da cena em que a mulher do bret acusa hhh)
Num lance anterior, o arbitro Earl Hebner ficou inconsciente.. Supostamente ele ficaria fora durante algum tempo. A verdade é que ele levantou-se quase logo de seguida.. Nessa altura, HBK executa o Sharpshooter(finishing move de Bret Hart) no hitman.. Sem que realmente tenha desistido, Hebner, já de pé, diz ring the bell, dando a vitória da Shawn Michaels por submission.
Como se vê, McMahon está em ringside e Bret Hart cospe na direcção do chairman.. a reter também a "surpresa" de hbk. Terá sido storyline? Ou ele não estava realmente à espera do que aconteceu?
Bem, vamos então voltar atrás uns quantos meses.. O contrato de Bret Hart estava quase a expirar, e como qualquer superstar, propostas de todo o lado choveram, surgindo uma proposta milionária por parte da WCW. Deixa-me já informar que na altura, a WCW estava a crescer a um ritmo alucinante, tendo na altura nomes gigantes como Hulk Hogan, Kevin Nash, Scott Hall..
Mr.McMahon sentiu então uma grande necessidade: Fazer uma contra-proposta. E é ai então que surge um contrato milionário para o Hitman com duração de 20 anos e com a garantia em como Bret seria o babyface da companhia durante essa duração. Bret acabou por assinar pela WWF. O problema está mesmo a chegar.
A wwf começou então a sentir grande pressão para suster o salário de bret que atingia valores astronómicos e Vince começou com conversações com o bret para fazer reduções no contrato. Bret Hart recusa essas propostas de cortar o salário.. A WWF por esta altura, está perto da falência e necessita urgentemente de cortar despesas. É por essa altura que Vince pede a Bret para entrar em contacto com Eric Bischoff para tentar renegociar para a sua ida para a WCW. Bret cedeu, entra em conversações com bischoff e acaba por entrar em acordo com a wcw. Ficou então estabelecido um pré-acordo com Bret hart em como ele tinha 2 meses para resolver problemas pendentes na wwf. E eis que começa a grande guerra McMahon/Hart.
Bret Hart era na altura WWF Champion. E o impensável para a companhia era ver o seu campeão na federação rival.. E mais, no contrato de Bret, havia uma clausula em como, durante 30 dias após o pré-aviso de rescisão de contrato, Bret tinha controlo criativo sobre os seus combates. Portanto, nenhuma decisão de booking acerca da gimmick e storyline do hitman era aceite caso ele não quissese.
Mas a verdade é que Bret apenas fez um pedido à wwf: Não perder o titulo em Montreal, no Survivor Series. A verdade é que ele teria que perder o titulo até a sua ida para a WCW.. Segundo o wikipédia:
" Bret deu várias hipóteses a McMahon: Bret nem necessitava de vencer Michaels, poderia ser uma desqualificação “Shmozz” (acontece quando ambos os lutadores são desqualificados); Perderia no dia seguinte na RAW, contra qualquer adversário; poderia simplesmente despedir-se e entregar o título no dia seguinte; ficaria a trabalhar mais 3 meses de GRAÇA, para esperar o regresso do lesionado Stone Cold, de modo a que McMahon criasse um combate entre ambos, que Austin venceria. Tudo o que McMahon quisesse…desde que não fosse no Canadá. Era a única condição de Hart, pq desta forma mantinha-se fiel aos adeptos da sua terra Natal. McMahon aparentemente aceitou. "
Havia então esse "acordo" entre ambas as partes. Ahh, falta contar a outra parte da história. Toda a gente sabe bem a relação "azeda" entre Bret e Shawn Michaels. Mas a WWF simplesmente não dispunha de outro number one contender pelo titulo do hitman.. Bret recusava jobbar para o HBK.. e o mcmahon tinha ali um grande bico d'obra. Chegou-se a falar de SCSA, mas esse estava lesionado devido ao combate com o irmão de bret, Owen. Portanto, não havia outra chance senão Bret lutar contra Hbk. Teriamos então no Survivor Series, Bret Hart vs Shawn Michaels pelo WWF Title. Bret concordou, embora fosse inevitável não perder perante o seu publico em Montreal(Canadá). Não esquecer que Bret tinha controlo nos seus combates.. Ambas as partes acabaram por concordar que bret perdesse o titulo nos estados unidos.. Falou-se até na entrega do titulo, sem sequer perder em combate..
E eis que começa o jogo mental por parte de mr.Mcmahon. Com medo e à medida que o ppv chegava, mcmahon começa a pressionar o hitman para perder o titulo em Montreal. Seria impensável ver o campeão na wcw, logo numa altura tão critica em que a rival ganhava cada vez mais pontos. Bret nega e relembra a vince que nada faria para prejudicar a companhia que o susteu durante mais de 14 anos. McMahon e Bret começam uma guerra de conflitos.
No dia do ppv, ficou acordado que o combate acabaria com double DQ.. O próprio árbitro Earl Hebner afirmou isso ao campeão. O que Bret não soube foi que McMahon reuniu-se com Michaels e Hebner poucas horas antes do combate e que acabou por ficar acordado em que Michaels ganhava e que todos iriam dizer a Bret que o combate acabava com double DQ. Tudo certo para lixar o champ.
Tudo pronto. Combate começa. Durante o combate, é bastante perceptivel a tentativa de DQ por ambos os lutadores. Porém, McMahon, já em ringside, nunca deixou isso acontecer. E o fatidico momento acontece. Earl Hebner manda tocar a campainha, sem que Bret tenha de facto desistido. Um pormenor interessante e fundamental na história: Mal tinha hebner mandado soar a campainha, já a campainha se ouvia. Conclusão: Foi vince quem mandou soar a campainha. Este é o momento em que Vince screwed Bret. Tal como estipulado, Hebner sai a correr para o locker room mas HBK fica estupefacto nas cordas, a perguntar que raio se tinha passado ali. HHH(D-X member com HBK) e Brisco(acessor de McMahon) acabam por convencer shawn a sair do ringue e recolher aos balneários. Bret, num acto de fúria, cospe na direcção de Vince. McMahon acaba por trancar-se no seu escritório.. bret despede-se, na companhia dos hart foundation, do publico com a sigla WCW, ja depois de destruir muito material da WWF.
E agora começa a algazarra. A ideia era que Michaels entrasse numa limo e bazasse dali pra fora. Michaels quis ir aos balneários falar com Hart.. A mulher deste, por sua vez, acusa HBK e HHH por saberem da conspiração contra o marido. HHH jura que não sabia de nada(saberia também? supostamente só Michaels e Hebner sabiam)..
Bret Hart tenta invadir o escritório de Vince. Impedido por Owen e Bulldog, volta aos balneários e encontra-se com Michaels. Este garante-lhe que não sabia de nada..
Depois de Michaels sair dos balneários, McMahon saí do escritório e dirige-se aos balneários para falar com Bret. Com Vince vem uma elite de bestas: Shane McMahon (filho e acessor), Sg.Slaughter (ex-lutador, agora oficial da empresa) Jack Brisco (ex-lutador e director da empresa) e Pat Patterson (director responsável pelas relações dos lutadores com a direcção). Portanto, Bret não teria hipótese de agredir o chairman.. Vince afirma que quem lixou foi Bret a ele próprio.. Bret diz que não o quer ver e quando vai a sair, disfere um soco e atinge McMahon.. Shane tenta atingir o hitman, mas Bulldog não deixa e também acerta em Shane.
Assim acabou uma história de 14 anos, de uma forma quase trágica. O que realmente aconteceu naquela noite nunca saberemos ao certo.. Michaels sabia ou não da jogada? Bret levaria ou não o titulo para a WCW? As peças vão se reunindo e quem sabe um dia, saber-se-á tudo. Ou talvez não.
Agora é altura de eu dar a minha opinião. Isto é um caso muito, muito complicado. Temos a questão da carreira, honra, credibilidade de Hart perante o publico do seu país. Do outro lado temos o topo da companhia de Vince McMahon. A verdade é que Vince foi "obrigado" a fazer o que fez.. Houve necessidade de retirar o titulo. Penso que é notório que Bret Hart deixou que isto o afectasse demasiado, até que ainda hoje Bret sente represálias do que aconteceu naquela noite.. já era altura de passares sobre isso. E não nos vamos esquecer o facto de Bret estar com um contrato astronómico, comparado com as outras superstars. Houve algum egoismo por parte de Bret? Acredito plenamente. Tanto é que se ele adorava tanto a companhia onde trabalhava há mais de 14 anos, ele teria aceitado descer o salário. Vince também tem grande culpa nesse aspecto.. Para não perder o grande astro, oferece contrato soberbo, mesmo à acto de desespero... Quanto à acção de Shawn na história, ainda está para se saber se realmente sabia da história ou não. O que é falado nos shows é treta, não passa tudo de storylines.. Eu pessoalmente não culpo o HBK, o facto de ter uma relação instável com bret nada tem a haver com a história. Portanto, chego à conclusão que isto poderia ter corrido sem toda esta polémica, mas a verdade é que tornou-se um episódio mitico que ainda hoje é bastante discutido. A WWF ganhou com isso.. e muito.
Vejam o "Wrestling with Shadows".. é um documentário que Bret estava a gravar na altura e tem algum exclusive footage do backstage nessa noite(estou-me a lembrar da cena em que a mulher do bret acusa hhh)
1 Slams:
At 7:27 PM, April 30, 2007, joaorsilva said…
Bret screwed Bret
Post a Comment
<< Home